Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Marfim de Mamute ou de Elefante?

Muitas pessoas sabem que o comércio de marfin de elefante foi proibido mundialmente em 1989 na tentativa de evitar a extinção da espécie. Mas o que pouca gente sabe é que o comércio de marfin de mamute é legal e movimenta grandes valores no mercado mundial.
O mamute foi extinto há 12.000 anos e pertenceu à mesma família dos elefantes. Seu marfin, assim como o dos elefantes, hipopótamos, morsas e etc, é muito procurado principalmente para manufatura de objetos de arte.
Mudanças climáticas e eventos geológicos fizeram emergir ossadas de mamutes na Sibéria há vários anos. Dentre estes fósseis estão os preciosos dentes que podem ser encontrados em estado quase perfeito. São toneladas de marfim que estão sendo exploradas para atender o mercado mundial em substituição ao proibido marfim de elefantes. Um dos principais consumidores é a Ásia, responsável por grande parte da oferta.
A descoberta de grandes quantidades de marfim de mamute na Sibéria tem levado os ecologistas a encorajar a sua comercialização e conservação. Este mercado, legalizado, movimenta altos valores e o quilo vem sendo vendido por mais de U$ 1.500,00 no mercado ocidental. 
Fonte: http://www.sbccutelaria.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aviso: os comentários são moderados.
grato.
Admin.